Os homens e a unha do dedo mindinho
Se há coisa que eu acho nojenta neste mundo, é ver homens com unhas grandes. Dá-lhes um ar asqueroso, pouco higiénico e maléfico. Aqui pelo nosso país, ainda se vêm uns quantos com a unhaca do dedo mindinho enorme - e amarela.
Sempre me questionei sobre o motivo que os levam a deixa-las crescer como se não houvesse amanhã. É para tirar a nhanha dos ouvidos? É para limpar o salão do nariz a fundo? É uma arma de defesa pessoal que, em caso de perigo, perfura a pele como um canivete suíço?
Felizmente, quer me parecer que a moda da unhaca grande do dedo mindinho começou a desaparecer no nosso país, no entanto, o mesmo já não se pode dizer dos nossos amiguinhos chineses.
Quando estive em Singapura, deparei-me com esta asquerosa realidade em praticamente todos os rapazes chineses que estudavam comigo. Podiam ter as unhas todas aparadinhas dos restantes dedos, mas o mindinho...esse não falhava! Lá estava a bela da unha amarela e aguçada, qual espada Samurai a sair-lhes do dedo.
Regressei ao meu país e esqueci-me por alguns anos desta triste moda, até me deparar hoje no metro com um grupo de amigos chineses. Todos eles com a unha grande, e pior que isso, suja! Resolvi matar a minha curiosidade e pesquisar sobre a verdadeira razão por detrás da unha asiática nojenta. Descobri então que, apesar de para muitos de nós ser um hábito um pouco duvidoso, o tamanho da unha do dedo mindinho na China está relacionado com a classe social. Quanto maior a unha, maior a classe social da pessoa em questão.
Distinções sociais à parte, para mim, a unhaca nos homens, quer-se bem rente e limpinha e acabou-se a conversa!