Cabelos mais saudáveis: cabelo seco
E é verdade sim senhora!
O nosso cabelo diz muito sobre a nossa personalidade e não estou a falar da cor ou do penteado que usamos - que também diz muito - estou a falar do estado do nosso cabelo.
Acho asqueroso ver homens e mulheres com o cabelo mergulhado em óleo Fula. Que me digam "tenho a raiz do cabelo muito oleosa e não consigo evitar" é uma coisa, outra completamente diferente é dizerem simplesmente "não tive paciência para lavar o cabelo hoje e portanto, vou andar o dia inteiro a passear-me em público em modo fritadeira com pés"...nojo! Acho que a diferença entre quem tem raiz oleosa e quem simplesmente não lava o cabelo é notória, pelo menos, um bom olfacto consegue distinguir isso. Adiante.
Pontas do cabelo a apontar para todos os sentidos da bússola e com um ar desleixado também não é bonito de se ver. Ainda que se aprontem todas e com o melhor outfit que têm no armário, andar com o cabelo neste estandarte-te dá um ar desmazelado. E depois volta e meia, lá nos deparamos com aquelas senhoras com cabelos muito escuros que queriam muito ser loiras oxigenadas e que na realidade chegaram a concretizar esse sonho, mas entretanto o dinheiro não deu para voltar a pintar o cabelo e portanto passeiam-se em modo Cruela DeVil, só que muiiito pior e na horizontal.
Enfim!
Não tenho grandes soluções para quem anda com o cabelo às cores e muito menos para quem não gosta de o lavar, mas tenho algumas dicas para quem se preocupa com a saúde do cabelo sem querer gastar muito dinheiro.
Hoje deixo aqui algumas dicas para quem tem o mesmo problema que eu tinha há uns anos atrás: cabelo seco.
Para quem tem cabelo seco:
Há muito boa gente neste mundo que confunde cabelo seco com cabelo "estragado". O cabelo pode ser seco por falta de cuidados com o mesmo (falta de hidratação, água muito quente no banho etc..), por uso regular de secadores e alisadores ou simplesmente porque nos saiu na rifa um cabelo assim.
Mas não se apoquentem e respirem de alivio porque existem soluções que ajudam a domar este tipo de cabelos:
- Lavar o cabelo com água o mais fria possível é uma solução excelente;
- Aquando do uso de secadores ou alisadores, proteger sempre primeiro o cabelo com um protector de calor;
- Usar champôs adequados para cabelos secos (os champôs para cabelos normais, ou com tendência a oleosos não são para vocês) e se possível utilizar champôs com Queratina.
- Aplicar uma máscara para o cabelo é extremamente importante logo após a lavagem do mesmo ( depois do champô e condicionador). A máscara deve actuar o máximo de tempo possível.
- Fazer máscaras caseiras. Pelo menos de duas em duas semanas, faço esta máscara milagrosa:
um iogurte natural;
2 colheres de sopa de mel;
meio abacate/ ou 1 banana bem madura;
2 colheres de sopa de azeite.
Misturo tudo muito bem e aplico em todo o cabelo. Enrolo uma prata à cabeça para actuar mais rapidamente e deixo actuar durante 30 minutos. Passados os 30 minutos, passo o cabelo por água fria, lavo com o meu champô habitual para cabelos secos, aplico o condicionar e já está! Os fios do cabelo ficam muito mais fortes e perdem electricidade estática.
Pequenas dicas e cuidados regulares que deixam o nosso cabelo com melhor aspecto.