Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miss Messy

Miss Messy

Eslovénia - Ljubljana

ljubljana-centre-and.jpg

 

A ida à Eslovénia surgiu durante a viagem a Veneza. Decidimos alugar um carro em Itália - eu e o meu mais que tudo - e lá fomos nós descobrir um pouco mais da Europa.

A visita a Ljubljana foi programada completamente às "escuras". Nunca tinha pesquisado nada sobre o país e muito menos sobre a cidade e, por isso, não fazia ideia do que visitar.

 

hghhjgv.png

jgfjgf.png

kgikg.png

 

 

Ficamos instalados no Best Western Slon com instalações muito boas e muito perto do centro histórico da cidade.

A cidade é pequena - assim como o país - e é facilmente percorrida a pé. O rio que percorre a cidade divide-a em dois lados. De um lado, a parte mais antiga com acesso ao castelo e do outro a parte mais comercial e política da cidade.

Como não fazia ideia de como era Ljubljana não criei nenhuma expectativa e, talvez por isso, tenha ficado tão surpreendida pela positiva.

 

hnkkp.png

tyft7.png

 

O centro histórico parece saído de um conto de fadas, com um canal cheio de pontes, barcos e árvores e com uma Igreja Franciscana cor-de-rosa lindíssima situada na Praça Preseren. Esta parte da cidade está cheia de esplanadas, feirinhas de artesanato e mercado local. O Castelo de Ljubljana fica no cima da colina e é possível admira-lo enquanto se passeia pelo centro histórico. O Castelo não tem muito que ver, é pequenino e sem grande conteúdo no interior no entanto, não deixa de ser agradável visitá-lo, mais que não seja para relaxar nos maravilhosos recantos à volta do Castelo ou para poder admirar a paisagem.

 

hjhh.png

gjhgjgjj.png

jhj.png

guighjgh.png

kjjkkj.png

 

O Dragão é o ícone da cidade. Está presente numa das pontes principais do centro histórico, na bandeira da Eslovénia e pela cidade fora e simboliza a coragem do povo deste país. Existem algumas lenda em torno do Dragão sendo que uma delas conta que a cidade era dominada por um terrível dragão que costumava atirar fogo para aterrorizar os seus habitantes a partir de uma das torres do castelo. Depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se por uma doce fêmea e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um menino que não fez as vontades do pai. Outra lenda local conta que nas madrugadas o dragão balança o rabo pontiagudo a cada virgem que atravessa a ponte.

 

njkl.png

hkg.png

jklj.png

 

yjvu.png

 

A moeda local é o euro e a língua oficial o esloveno, no entanto, praticamente todos os comerciantes falam Inglês correctamente.

Achei os preços da restauração bastante acessíveis. Comi muito bem e por pouco - cheguei a comer uma pizza em forno de lenha para 4 pessoas por 10€.

 

Estive em Ljubljana em Março mas infelizmente, após alguma pesquisa, percebi que Ljubljana é muito mais bonita na Primavera e no Verão quando se enche de flores de todas as cores nos canais.

ghgh.png

 

Entretanto, não pude deixar de fazer uma visita ao famoso Lago Bled - infelizmente não tenho memórias fotográficas - que não me surpreendeu muito. Pesquisei muito sobre este Lago enquanto estava no hotel e estava muito curiosa para o ver. A imagem do Lago que aparecia em todos os postais da cidade era lindíssima, no entanto, não sei se foi da perspectiva ou da época do ano, mas não achei nada de mais.

 

Estive apenas três dias nesta adorável cidade e foi mais que suficiente para ver tudo.

Depois desta agradável surpresa por terras eslovacas, seguimos para a Croácia...

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.